Português:
Ouvimos uma história muito bonita de Shel Silverstein, intitulada "A árvore generosa". Nessa história, a árvore era muito generosa porque deu muitas coisas ao menino, seu amigo.
"Deu os seus ramos...
O seu tronco...
A sua lenha...
As suas folhas...
Os seus frutos..."
Nós achamos que a árvore tinha amor (Mo., P., 5 anos) pelo menino e que era simpática (Mg., 5 anos). Todos nós achamos que a árvore era muito amiga do menino!
Nessa história, vimos o menino a abraçar a árvore...
e decidimos fazer o nosso último cartaz!
"Vamos Cuidar do Mundo! Nós espalhámos a mensagem!
Abraça esta ideia!"
Nesse cartaz, fizemos o menino a abraçar a árvore, que simboliza o respeito pela natureza:
"Temos de ser amigos porque a Natureza é boazinha!" (Mg., 5 anos)
"We have to be friends because Nature is very good!"
In this poster, we did the little boy embracing the tree:
Também fizemos o pássaro da história "Valéria e a Vida"...
para enviar a nossa carta final - aquilo que aprendemos!
We also did the bird from the story "Valéria and Life"...
to send our final letter - the things we have learned!
para enviar a nossa carta final - aquilo que aprendemos!
We also did the bird from the story "Valéria and Life"...
to send our final letter - the things we have learned!
Identificámos os países - e cidades nacionais - aos quais enviámos a nossa carta de sensibilização e todos juntos, elaborámos essa carta final:
We identified the countries - and national cities - where we sent our sensibilization letter and we also did our final letter, all together:
“Olá
a todos!” (R.T., 5 anos) Estamos a escrever para ficarem a saber o
que aprendemos. “Estivemos a falar de alguns problemas
ambientais” (D., 5 anos), “que
deixam o nosso mundo em perigo” (G.G., 5 anos) “e
nós, todos juntos podemos ajudar” (B.V., 6 anos).
A poluição do ar causada
pelo… “fumo das fábricas e dos carros” (B.T., 6 anos) “e
também dos camiões e das motas de água” (J.A., 4 anos) “e
as motas” (G.L., 5 anos) afeta a saúde de todos…
“os seres vivos” (B.T., 6 anos).
“O
carro polui muito e devemos usar os transportes menos poluentes como o skate, a
bicicleta” (D., 5 anos), “os
patins” (R.T., 5 anos), “a
prancha de praia” (R.F., 5 anos),
“o autocarro” (D., 5 anos) “e
também o metro e o comboio” (R.F., 5 anos). “Todos
os transportes públicos mas também andar a pé” (D., 5 anos).
“A poluição das águas dos
mares e dos rios deixa os peixes doentes” (R.F., 5 anos) “e
morrem!” (G.G., 5 anos). “Mas
também deixa doentes todos os animais que beberem a água poluída!” (Mg.
5 anos).
As gotinhas das águas do
mar transformam-se em nuvens e depois em… “chuva”
(M.B., 5 anos) e se os mares estiverem poluídos… “a
chuva vai estar também poluída” (Mg. 5 anos) são as… ´”chuvas
[gasosas, referindo-se «ácidas»] ácidas” -
que quando entram nos solos e nas raízes das plantas também
deixam a Natureza… “doente!” (Mg. 5 anos).
O aquecimento global é… “a
temperatura muito alta no planeta e está a afetar o território dos pinguins e
dos ursos polares, que está a encolher cada vez mais” (B.V., 6 anos)
“e a derreter por causa do calor” (R.F., 5 anos) “e
está a encolher até ficar do tamanho de uma formiga” (G.G., 5 anos).
Estas espécies simpáticas e muitas outras estão em risco de… “desaparecer!”
(G.G., 5 anos), “porque estão em vias de extinção!” (B.V.,
6 anos).
Mas há muitas coisas que
podemos fazer!
“Temos que deixar os
nossos jardins limpinhos” (Mg. 5 anos) “e também na praia não podemos deixar nada”
(G.V., 5 anos) “só podemos deixar pegadas!” (R.F.,
5 anos). “E o lixo tem de ser separado!” (B.T., 6 anos). Aprendemos
as cores dos ecopontos… “O ecoponto (B.Tverde
é o vidrão” (G.L.) “e é para o vidro” (D., 5 anos),
“o ecoponto amarelo é o embalão e é para o plástico” (M.P.,
6 anos) “é para o plástico e metal também!” (G.G., 5 anos), “as
pilhas são no pilhão que é vermelho” (G.V., 6 anos)
“e o azul chama-se papelão e é para o papel e cartão” (G.G, 5 anos).
Se separarmos o lixo ele
vai para… “uma fábrica” (G.V., 5 anos) “e
lá é transformado em muitas coisas novas para voltarmos a usar” (B.V.,
6 anos).
Então aprendemos a
reutilizar materiais novos para os nossos trabalhos “e
a fazer papel reciclado” (M.B., 5 anos) “e
assim não morrem tantas árvores” (B.V., 6 anos). Assim, estamos a
ser…”ecológicos” (B.T., 6 anos), que quer dizer que… “estamos
a ser amigos do ambiente” (G.G., 5 anos).
As árvores são muito
importantes porque “dão-nos oxigénio e sem elas não vivemos” (G.V.,
5 anos). “Também nos dão papel” (B.V., 6 anos), “frutos”
(R.F., 5 anos), “maçãs, laranjas, amoras” (R.T.,
5 anos), “morangos e peras” (R.F., 5 anos) “e
abóboras” (G.G., 5 anos) “e
legumes” (J.A., 4 anos) “e
troncos para as casas para fazer lenha, mas não devemos fazer fogos” (R.F.,
5 anos) “nem cortar árvores” (Mg., 6 anos), “nem
arrancar flores” (M.P., 6 anos) “mas
podemos arrancar flores para dar à mãe!” (G.G., 5 anos). “Devemos
plantar” (G.V., 5 anos) “e
cuidar da natureza” (B.T., 6 anos) “e
respeitar os animais, eu nunca matei nenhum bicho” (R.T., 5 anos).
A água também é muito
importante “e não podemos viver sem água” (B.V., 5 anos), “todas
as gotinhas de água são preciosas” (G.G, 5 anos) “e
temos de poupar” (G.L., 5 anos).
“Também devemos poupar
luz” (B.V., 6 anos) e utilizar as energias renováveis que são… “as
energias da Natureza” (D., 5 anos) e são… “o
sol” (D., 5 anos) “o vento” (R.F., 5 anos) “e
a água” (R.T., 5 anos).
Se todos ajudarmos, o
Mundo fica mais limpo e saudável.
“O Mundo é a nossa casa” (B.T., 5 anos) e por isso
é que é importante cuidar dele!
Depois, expusemos o nosso cartaz para todos verem o que aprendemos!
Then, we exposed our poster for everyone to see what we've learned!
Inglês:
We've heard a very pretty story from Shel Silverstein, called "The Giving Tree". In that story, the tree was very kind because she gave a lot of things to the little boy, her friend.
"It have branches...
The log...
Wood...
Leafes...
Fruits..."
We think that the tree had love (Mo. P., 5 years) for the boy and that she was nice (Mg., 5 years).
We all think that the tree was very friendly with the boy!
In that story, we saw the boy holding the tree...
And we decided to do our last Poster!
"Let's take care of the World! We've spread the message!
Embrace this idea!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.